domingo

TUDO SOBRE FACAS

http://www.youtube.com/watch?v=Lt1LG6Nnsd8

Cybercook

Um ótimo site de culinaria e dicas gastronomicas.
E vc pode criar seu livro de receitas pessoal
http://meu.cybercook.com.br/chefmarz
Vale a pena.

Le Creuset

Aos amigos confrades
digo apenas uma coisa.
Essa é a panela.
Nunca esqueçam este nome
na proxima vez que forem
as compras por panelas.

Restaurante El Bulli - Espanha

Slideshow com fotos das 30 etapas de um "típico" jantar no El Bulli.

"La cocina es un lenguaje mediante el cual se puede expresar armonía, creatividad, felicidad, belleza, poesía, complejidad, magia, humor, provocación, cultura."
Ferran Adria, chef do El Bulli

RATATOUILLE (Qualquer um pode cozinhar!!!)

Depois dos carros falantes, é a vez de ratos espertos tomarem conta das telas na nova e caprichadíssima animação da Disney/Pixar. Os protagonistas nem de longe lembram o ancestral camundongo Mickey e seus traços estilizados. Agora, os novos roedores assemelham-se ao que são, mas dá até para achá-los umas gracinhas, especialmente Remy, pivô da trama ambientada na França.
Espécie do campo, de onde se origina a receita do ratatouille, ele adora a boa mesa. Tem um olfato e um paladar privilegiados, o que o torna um tipo raro no bando. Após um incidente, Remy vai parar em Paris, mais especificamente no restaurante de um chef badalado, morto depois de perder as estrelas e a glória -- óbvia referência ao cozinheiro francês Bernard Loiseau, que se suicidou em 2003 supostamente pelo mesmo motivo. Ali, no templo da alta gastronomia e no meio dos temidos seres humanos, o ratinho gourmet terá uma dura tarefa: ajudar um jovem atrapalhado e totalmente desprovido de talento na culinária a recuperar o brilho da casa. Falta um certo temperinho francês à caracterização dos personagens, muito americanos, mas a fita não desanda e se mantém saborosa até o fim.

Imperdível. Recomendo a todos os confrades.

Abaixo a receita do legítimo ratatouille camponês, BEM menos sofisticada que a versão apresentada pelo ratinho Remy no filme. Com o qual, em uma cena hilariante, "transporta" o crítico culinário Anton Ego de volta a sua infancia.

RATATOUILLE

INGREDIENTES: 1 Berinjela grande; 1 Pimentão vermelho e/ou amarelo; 2 Cebolas médias; 2 dentes de alho esmagado; 2 Abobrinhas; 2 a 3 Tomates; Tomilho; Sal e pimenta

MODO DE PREPARO: Corte os legumes grosseiramente e refogue-os em fogo alto, até que dourem, tempere moderadamente. Em seguida reúna todos numa panela e deixe cozinhar em fogo brando, com o tomilho até que estejam macios e acerte o tempero caso necessite. DICAS: Você pode refogar cada legume separadamente ou todos juntos, mas atenção para começar pelo mais firme (siga a ordem dos ingredientes dada) e junte o tomilho desde o começo. Caso precise, junte um pouco de água (ou um caldo) ao cozinhar. O ultimo cozimento pode ser feito na panela, 10 minutos, ou no forno a 180°C, pelo menos 40 minutos conforme a textura desejada: legumes crocantes, macios ou em compota. Ajuste o tempo de cozimento e o tamanho de corte dos legumes conforme seu gosto: legumes em pedaços pequenos cozinham mais rapidamente.

Tradicional Mojito Cubano



- 1 colheres (sopa) de açúcar
- suco de 1 limão
- 1/2 copo de soda limonada (cerca de 100 ml)
- hortelã (10 a 12 folhas)
- 1 dose de rum branco
- gelo picado a gosto
- 1 ramo de hortelã p/ enfeitar

MODO DE PREPARO:
Coloque no copo onde vai ser servido o drink, os 4 primeiros ingredientes.
Amasse bem o hortelã (esse é o segredo do bom mojito).
Depois é só adicionar o rum e o gelo.
Misturar bem, enfeitar e apreciar.