domingo

RATATOUILLE (Qualquer um pode cozinhar!!!)

Depois dos carros falantes, é a vez de ratos espertos tomarem conta das telas na nova e caprichadíssima animação da Disney/Pixar. Os protagonistas nem de longe lembram o ancestral camundongo Mickey e seus traços estilizados. Agora, os novos roedores assemelham-se ao que são, mas dá até para achá-los umas gracinhas, especialmente Remy, pivô da trama ambientada na França.
Espécie do campo, de onde se origina a receita do ratatouille, ele adora a boa mesa. Tem um olfato e um paladar privilegiados, o que o torna um tipo raro no bando. Após um incidente, Remy vai parar em Paris, mais especificamente no restaurante de um chef badalado, morto depois de perder as estrelas e a glória -- óbvia referência ao cozinheiro francês Bernard Loiseau, que se suicidou em 2003 supostamente pelo mesmo motivo. Ali, no templo da alta gastronomia e no meio dos temidos seres humanos, o ratinho gourmet terá uma dura tarefa: ajudar um jovem atrapalhado e totalmente desprovido de talento na culinária a recuperar o brilho da casa. Falta um certo temperinho francês à caracterização dos personagens, muito americanos, mas a fita não desanda e se mantém saborosa até o fim.

Imperdível. Recomendo a todos os confrades.

Abaixo a receita do legítimo ratatouille camponês, BEM menos sofisticada que a versão apresentada pelo ratinho Remy no filme. Com o qual, em uma cena hilariante, "transporta" o crítico culinário Anton Ego de volta a sua infancia.

RATATOUILLE

INGREDIENTES: 1 Berinjela grande; 1 Pimentão vermelho e/ou amarelo; 2 Cebolas médias; 2 dentes de alho esmagado; 2 Abobrinhas; 2 a 3 Tomates; Tomilho; Sal e pimenta

MODO DE PREPARO: Corte os legumes grosseiramente e refogue-os em fogo alto, até que dourem, tempere moderadamente. Em seguida reúna todos numa panela e deixe cozinhar em fogo brando, com o tomilho até que estejam macios e acerte o tempero caso necessite. DICAS: Você pode refogar cada legume separadamente ou todos juntos, mas atenção para começar pelo mais firme (siga a ordem dos ingredientes dada) e junte o tomilho desde o começo. Caso precise, junte um pouco de água (ou um caldo) ao cozinhar. O ultimo cozimento pode ser feito na panela, 10 minutos, ou no forno a 180°C, pelo menos 40 minutos conforme a textura desejada: legumes crocantes, macios ou em compota. Ajuste o tempo de cozimento e o tamanho de corte dos legumes conforme seu gosto: legumes em pedaços pequenos cozinham mais rapidamente.